quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O Chá de Pimenta

DSC_0610DSC_0433DSC_0568cha-25

Conforme mencionei no post sobre os preparativos para a festa, escolhemos o tema Chá de Pimenta depois de uma conversa explícita sobre sexo que rendeu muitas gargalhadas! A mulherada que participou do encontro está na faixa dos 40 anos, com exceção da Martinha, nossa mascote que tem 33 aninhos, rs! Compartilhar experiências, dicas e curiosidades sobre “temas picantes” com as amigas é sempre muito divertido, na minha opinião. Sendo assim, posso dizer que essa festa foi uma das que mais gostei, até porque, depois de 5 anos de amizade, estamos muito mais íntimas e soltinhas pra dizer o que vem à cabeça sem constrangimentos!

Para apimentar ainda mais nosso encontro, a Simone Scharamm convidou a jornalista Nathalia Ziemkiewicz, do blog NA PIMENTARIA, para participar da festa. Segundo a descrição de seu perfil, “Nathalia já publicou nas revistas Época, Isto é, Marie Claire, Claudia, Nova, entre outras. Aposta que informação pode ser mais transmissível que muita doença. Para ela, sexo deixa as pessoas gozadinhas - então escreve por um mundo mais bem-humorado”.

Ela também possui um canal no You Tube, que vocês podem acessar clicando AQUI.

A Nath é fofa, linda, divertida e não tem papas na língua! Adoramos poder contar com a presença dela e foi um grande prazer conhecê-la pessoalmente!

DSC_0570

A queridíssima Cláudia Ramalho, nossa convidada “importada” de Maceió, chegou ao Rio na sexta-feira e nós duas ficamos hospedadas num apartamento que pertence aos meus pais. Foi lá que aconteceram as duas últimas reuniões entre blogueiras: FESTA RETRÔ e FESTA CARIOCA.

cha-10

No sábado de manhã, posicionamos no buffet principal as louças vermelhas e pretas que eu tinha levado, fomos ao supermercado fazer as últimas comprinhas e começamos a preparar nossas receitas. A Claudinha teve a ideia de colocar as lembrancinhas na parte de baixo do buffet e eu adorei a sugestão. À medida que chegavam, as meninas iam acomodando seus mimos ali.

DSC_0578

Buffet pronto para a festa

cha-74

Detalhe da lembrancinha da Martinha

DSC_0488

Numa das extremidades do buffet, coloquei um prato alto preto sobre o qual a Flávia Mergulhão posicionou suas saladinhas em verrine. Adorei a ideia de servi-las em pequenos potes de vidro, decorando as tampas com os adesivos de 5 cm do kit digital CHÁ DE PIMENTA.

DSC_0481

É uma ideia que pretendo reproduzir algum dia porque achei charmosíssima, além de deliciosa!!!! A Flavinha usou os seguintes ingredientes em sua salada incrementada, separada por camadas:

  • Molho de laranja e gengibre (marca Normas comprada no mercado Pão de Açúcar)
  • Figos,framboesas e gorgonzola picados
  • Alface americana picada
  • Presunto cru e nozes

cha-32

Os palitinhos de tomate com queijo temperado e manjericão foram feitos pela Martinha e fizeram sucesso no encontro!

Para 25 espetinhos, a receita é a seguinte:

Ingredientes:

  • Palitos de dente ou palitos de petisco coloridos
  • 12 tomates cereja
  • 25 folhas de manjericão
  • 25 pedacinhos de queijo minas (300g)
  • Azeite
  • Pitada de sal
  • Orégano

Modo de preparo:

Corte os tomatinhos ao meio e tire as sementes. Reserve. Separe as folhas de manjericão. Reserve. Em um recipiente, coloque os pedaços de queijo minas, azeite, pouco sal e orégano. Mexa bem para tudo encorporar ao queijo. Em seguida, pegue um pedaço de cada item (tomate, manjericão e queijo) e espete no palito.

cha-27

O que dizer dessas minibandejas sobre as quais a Simone Scharamm serviu barquetes recheadas com guacamole? Fofas demais, pareciam acessórios da Barbie!!!! Eu nunca tinha visto e fiquei encantada com a novidade!

A receita é a seguinte:

Guacamole

Ingredientes:

  • 1 abacate maduro
  • 1 tomate firme, sem sementes, picado
  • 1 cebola média picada
  • 1 limão pequeno
  • sal, pimenta do reino, coentro e azeite (à gosto)

Amasse a polpa do abacate com um garfo, não desmanche tudo, deixe alguns pedaços irregulares pra ter texturas diferentes. Junte o tomate, a cebola e o coentro picadinhos. Tempere com o limão, sal, pimenta e azeite. Se quiser que fique mais “caliente”, adicione  molho de tabasco. Vai muito bem com nachos e queijo cheddar.

DSC_0520

A Claudinha preparou uma receita saborosa e diferente, conforme vocês podem conferir a seguir.

Surpresinha de cheddar

Numa tijela untada coloque um ovo inteiro, acrescente um fio de creme de leite e algumas folhas de manjericão picadas. Cubra com uma fatia de pão (usei um pão caseiro de gergelim sem glúten) mas pode ser um pão de forma comum, se você não tem problemas com glúten. Sobre o pão, rale queijo com generosidade. Leve ao forno médio, pré-aquecido para gratinar por 15 ou 30 minutos.

Pão caseiro de gergelim
(adaptado da página Receitas sem Glúten do Facebook)

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de vinagre (usei o de álcool mas pode ser o de maçã ou outro vinagre branco)
  • 1 xícara (chá) de água morna
  • 2 ovos inteiros
  • 1/2 xícara de óleo
  • 2 xícaras de mistura de farinha sem glúten
  • 1/2 xícara de farinha de arroz
  • 2 colheres (café) de sal
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
  • 1/2 xícara de gergelim tostado na hora (acrescentar depois)

Modo de preparo:

Usei o ciclo 7 (ultra-rápido) da máquina de fazer pão. Casca escura. Após os dois primeiros minutos, acrescentei o gergelim. Para quem não tem máquina de pão, basta fazer assim:

Dissolva o açúcar e o fermento na água morna, já na bacia da batedeira. Acrescente os outros ingredientes com exceção do sal. Misture bem e deixe bater bastante para a massa ficar uniforme e consistente. Adicione o sal e misture mais um pouco. Coloque a massa em uma forma para pão, untada e enfarinhada. Deixe descansando tampado com plástico por uns 20 minutos. Tire o plástico e coloque no forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos a 200/220 graus. O segredo é comprar uma farinha sem glúten de boa qualidade!

DSC_0556

Os meus belisquetes foram super simples, mas acho que ficaram gostosos. Não precisei cozinhar nada, só montar. Na foto acima, vocês podem ver o queijo catupiry coberto com geleia de pimenta. Fica bom demais com torradinhas…

cha-4

… e, fica melhor ainda com torradinhas personalizadas, como essas feitas pela Mari Sawamura em “50 tons de pinto”, rs! O detalhe é que os pães tem tonalidades diferentes justamente para combinar com o título!

DSC_0476

Para acompanhar os “pintos”, a Mari usou triângulos de queijo e geleia de cebola para montar o petisco intitulado “os monólogos das vaginas”. Essa minha amiga é muito criativa!!!!

Seguem as receitas da Mari:

Cinquenta tons de pinto

Cortar pão de forma em forma de pinto. Colocar no forno. À medida em que forem torrando, retirar alguns e deixar  os outros torrado, até que se obtenha várias torradinhas de tons diferentes!

Os monólogos das vaginas

Cortar qualquer queijo firme em triângulos (eu usei minas padrão curado). Colocar as cebolas em forma de tipos de depilação (ou não depilação rsrs).

Para as cebolas:

  • 2 cebolas roxas cortadas em tiras finas
  • 1colher sopa de vinagre balsâmico
  • 5 colheres de açúcar
  • 1 colher sopa manteiga

Modo de preparo:

Eu deixei as cebolas de molho em água para tirar o ardido/gosto forte antes de começar. Colocar a manteiga e as cebolas numa frigideira c fogo baixo. Quando as cebolas amolecerem um pouco (depois de uns 10 minutos), colocar o vinagre e o açúcar. Deixar mais uns 30 minutos, mexendo pra não grudar. Se achar que está muito seco, colocar um pouquinho de água. Eu quis fazer mais para cebola caramelizada do que para geleia, mas se a consistência desejada for de geleia, colocar mais açúcar e água. O fogo é sempre baixo.

DSC_0563

Na foto acima, vocês podem ver mais uma versão do guacamole, dessa vez servido sobre tortilla chips com queijo.

DSC_0596

A Marta Riba também levou suculentas empadinhas em dois sabores compradas na PÃO & CIA de Copacabana.

DSC_0543

Para a sobremesa, montei espetinhos doces com morangos, brownies e marshmallows.

DSC_0540

A Flávia Mergulhão levou deliciosos brigadeiros em copinhos, batizados de “orgasmos múltiplos”. Para essa receita, ela usou:

  • 2 latas de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Nescau light
  • 1 caixa de creme de leite (para misturar depois de pronto)

O modo de preparo é igual ao do brigadeiro comum e basta o doce esfriar para acrescentar o creme de leite e colocá-lo nos copinhos.

DSC_0582

Para fechar com chave de ouro o menu de sobremesas, a Claudinha preparou um aveludado fondue de chocolate servido com banana e morango, cuja receita ela enviou especialmente para esse post:

Ingredientes:

  • 200g de chocolate amargo
  • 200g de creme de leite
  • 2 colheres de sopa de Cointreau

Modo de preparo:

Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas, como preferir. Acrescente o creme de leite e o licor. Sirva com frutas de sua preferência.

cha-72

A bebida oficial da festa foi espumante brut com suco de framboesa ou cranberry. Sabe aquele drink doce e azedinho ao mesmo tempo? Adoro!!!!! Basta misturar os ingredientes e usar 3 ou 4 framboesas para decorar a taça.

cha-77

Hora da bagunça: montando as comidinhas e decorando o espaço da festa

A festa começou oficialmente às 15h, que foi o horário que marcamos com a Nathalia. porém, extra oficialmente, nos encontramos às 13h para terminar de preparar as comidinhas e escolher as louças mais adequadas para cada petisco. Adoro essa organização coletiva!!!!

cha-33DSC_0640 cha-66
Hora da produção da mulherada: maquiagem por Vanessa Scharamm

A Vanessa, filha da Simone, adora maquiagem e possui um estojo digno de um profissional! Ela nos presenteou com uma produção caprichadíssima que valorizou o visual e levantou a auto-estima!

cha-30

Visual sexy da Martinha

cha-41

A pimentinha fofa da Nathalia

cha-51

Da esquerda para a direita: Nathalia Ziemkiewicz, Vanessa Scharamm, Simone Scharamm, Mari Sawamura, Cláudia Ramalho, Katia Bonfadini (eu), Marta Riba e Flávia Mergulhão. Faltaram na foto a Ana Paula Carneiro e a Patrícia Haddad, que chegaram mais tarde.

DSC_0615

Durante o encontro, conversamos bastante com a Nathalia, fizemos perguntas, trocamos confidências e compramos alguns acessórios para apimentar nossa vida sexual, rs! Foi uma festa bastante divertida que pode servir como inspiração para um CHÁ DE LINGERIE ou um CHÁ “NÃO MUITO COMPORTADO” ENTRE AMIGAS, rs! Fica aqui a dica!

Um super beijo pra todos com votos de um final de semana “picante”!!!!

Bonfa-ass

7 comentários:

Jack Lins disse... [Responder comentário]

Olá menina,
Amei a ideia do chá, os petiscos, a decoração, a produção final de vocês, ficou tudo muito lindo.
Já estou pensando em como adaptar esse chá por aqui.
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Jack LinsQue legal, Jack! Fico muito feliz que tenha gostado!!!!! A gente se divertiu muito, acho que foi um dos nossos melhores encontros! Um beijão!

sheyla xavier disse... [Responder comentário]

Tudo perfeito e lindo demais. Suas festas são um sucesso!! Adorei os pratos, as comidinhas e tudo mais.


Beijos,
Sheyla
http://blogdmulheres.blogspot.com.br/


Mel disse... [Responder comentário]

Olá Kátia. Adoro o seu blog e esse Chá de Pimenta arrasou! Com certeza vou copiar a sua ideia qualquer dia desses. Depois conto como ficou! Super beijos, continue sempre criativa, nós adoramos!!!!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Mais uma edição e já estamos todas com saudades!
Muita pimenta nesse chá, uma tarde muito divertida que rendeu muitas gargalhadas e ótima conversa!
Quero bis, três...rsrsrsrs
Beijos

Unknown disse... [Responder comentário]

Mais uma edição e já estamos todas com saudades!
Muita pimenta nesse chá, uma tarde muito divertida que rendeu muitas gargalhadas e ótima conversa!
Quero bis, três...rsrsrsrs
Beijos

Radi disse... [Responder comentário]

Este encontro foi de arrasar! A decoração então... Parabéns, mais uma vez.
Seria possível me informar que font linda foi essa que você usou nas lindas plaquinhas ?
Beijoca carinhosa

Related Posts with Thumbnails